Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
Categorias:

3 erros Comuns no Marketing Digital de um Artista Plástico e Artesanato

É comum eu receber pedidos de dicas de clientes sobre o marketing digital do seu negócio, e um setor que sinto que tem bastante dificuldades, é o dos artistas plásticos e artesanato. Em conversa com empreendedores artistas e analisando suas queixas em grupos e redes sociais, identifiquei alguns pontos de falhas na criação de suas estratégias de divulgação.

  1. Qual é a sua solução?
  2. Qual o perfil do cliente que compra sua tela, produtos e serviços;
  3. Fazer Atração de cliente;
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

1 – Qual é a sua Solução?

Pensar na dor ou necessidade do cliente é o primeiro ponto. Percebo que muitos profissionais querem oferecer o que o outro artista oferece, mas esquece de identificar se está resolvendo a dor do seu cliente.

Antes de definir quais temas ou telas vai pintar ou produtos e serviço que vai vender, não pense somente em quantidade, mas no perfil de cliente que você vai atender.

Criar estratégias de marketing com foco é importante, assim, poderá levantar quais dores você resolve, podendo criar uma divulgação específica para esse público.

Pense em um problema do seu cliente dentro do que você pode oferecer como solução.

Exemplo de problema/necessidade: Cliente com casa nova e precisa de quadros para decorar.
Sua solução: Quadros para decorar a parede da sala, cozinha, etc.

Exemplo de problema/necessidade: Cliente vai fazer uma comemoração em casa com um bolo.
Sua solução: Faz topos de bolo e kits para decoração de festa em casa.

2 – Qual o perfil do cliente que compra sua tela, produtos e serviços

Sabendo quais as soluções oferecer, fica mais fácil definir o perfil do cliente.

Levante agora informações sobre o seu comprador. É importante responder perguntas como:

  • Qual sexo.
  • Idade.
  • Onde busca informações.
  • Quais redes sociais acessa.
  • Onde pesquisa para encontrar informações.
  • Onde ele mora.

A partir daí, saberá que tipo de publicações pode interessar e onde divulgar para atingir as pessoas certas.

3 – Fazer Atração de cliente

Percebo que muitos profissionais focam só em divulgação nas redes sociais, mas esquecem que não é só nas redes sociais que os seus futuros clientes buscam soluções.

Onde você pesquisa quando quer encontrar a solução para um problema? Acredito que seja no Google, não é? E por que muitos empreendedores ignoram isso, mesmo sabendo que seu potencial cliente está buscando por informações de um problema, que você tem a solução, mas você não está lá pra ele te conhecer.

Você pode até ter um trabalho e obras maravilhosas, para um público específico, que tem poder aquisitivo pra comprar suas telas, produtos e serviços, mas se ele não souber que você existe, ele vai comprar de outro que encontrar em sua pesquisa.

Redes sociais são importantes também, e devem ser usadas pra despertar o interesse das pessoas, visto que elas estão ali para ver publicações e o dia a dia de outras pessoas, não com o objetivo de buscar a solução de um problema.

Apesar disso, a rede social é útil para fortalecimento da marca, vender e reter clientes.

Um conteúdo para rede social deve despertar interesses. Já no Google, é importante gerar conteúdo em um site e blog para que o perfil do seu cliente encontre a informação que precisa.

Use também o Google Ads para alcançar pessoas que já estão buscando pela solução de um problema ou necessidade que você resolve.

Para atrair novos clientes, não faça só conteúdo divulgando seu serviço focado em vendas. Gere conteúdo atrativo e de valor relacionado as dores do perfil do seu cliente desejado.

Claro que tem muito mais dicas que podem ajudar seu negócio, isso é o básico que todo empreendor deve fazer para ampliar a divulgação e venda, mas estão deixando passar em branco.

Espero que você coloque em prática essas dicas, para crescer seu negócio.


Conheça meu GUIA Presença Digital para Artistas Plásticos (pdf)