5 Ferramentas indispensáveis para um artista plástico e desenhista divulgar seu trabalho

Sabemos da dificuldade que um artista ou desenhista tem para ser reconhecido pelo seu trabalho e esforços. Para quem está entrando nesse mercado, como eu, a dificuldade é bem maior, mas, com um pouco de força de vontade e paciência pode começar a ter bons resultados, afinal, tem que gostar muito do que faz para que outros vejam sua dedicação e valorizem ainda mais seu trabalho como artista.

Vivemos em uma época que temos muitos recursos que podemos usar de forma gratuita, basta tirar um tempo para usá-los para divulgar suas obras e descobrirem você. Afinal, se ninguém saber o que faz e quem você é, você nunca vai se destacar. Vamos lá?

1 – Instagram

A Rede social Instagram é usado por mais de 1 bilhão de usuários no mundo e mais de 500 milhões acessam todos o dias (Satista, 2018). Isso mostra o grande interesse dos usuários nessa plataforma, em que você pode publicar fotos e vídeos, inserir legenda, hashtags e compartilhar com o mundo todo.

Onde pode publicar:

  • Feed
  • Stories
  • IGTV

2 – Facebook

Bom, nem precisa dizer muito que o Facebook é bastante usado, acredito que toda sua família tem uma conta no Facebook, não é? São mais de 1.495 bilhões de usuários ativos diários (DAUs) no Facebook a partir do Q3 2018 (Statista).

As publicações vão de imagens com legendas ou textos maiores, stories e vídeos. Onde pode publicar:

  • Feed
  • Stories
  • Vídeos
  • Grupos
  • Página

3 – WhatsApp Bussiness

“WhatsApp supera o Facebook e é o aplicativo mais popular do mundo”

Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/01/whatsapp-supera-o-facebook-e-e-o-aplicativo-mais-popular-do-mundo.ghtml

O WhatsApp é uma importante ferramenta não só pra divulgação, mas pela facilidade de contactar e receber contatos. É facil divulgar seu WhatsApp em suas postagens para que as pessoas entrem para encomendar ou comprar suas obras, cursos, wokshops, enfim, negociar.

O WhatsApp Bussines veio pra ajudar o uso comercial deste importante chat, se você ainda não usa, não tenha medo, é super fácil e tem importante recursos pra te ajudar nas vendas e contato com clientes. Veja mais aqui: https://www.whatsapp.com/business/

Você pode usar para:

  • Contato
  • Grupos
  • Lista de Transmissão
  • Vendas
  • Catálogo

4 – Blog e Website

Aparecer nos resultados de buscas no Google hoje é imprescindível! O Google é a principal ferramenta de pesquisa na internet, onde buscam por informações, produtos e serviços.

Seus futuros clientes estão pesquisando neste momento, e é aí que entra a importância de ter um site para que você seja mostrado como opção para ele no resultado de sua busca.

O Blog, como este, ajuda a atrair seu público alvo ou pessoas que tenham o mesmo interesse seu, os quais estão buscando tirar dúvidas ou aprender mais. Isso gera credibilidade para o artista e mostra o seu conhecimento.

Ter um blog é importante para mostrar quem você é, o que você ensina e sua autoridade, valorizando ainda mais você como um artista.

5 – Google Meu Negócio

Se você não pode no início investir em um site, existe uma solução através do Google Meu Negócio: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

Essa é uma ferramenta importante, mesmo que você tenha um site ou blog, é bom ter ela também, pois ajuda a mostrar seu negócio nos resultados de pesquisa, podendo: fazer um site básico, postagens, incluir seu negócio no mapa do Google, dados de contato e receber avaliações. Todo negócio precisa de uma conta no Google Meu Negócio.

Mas, e o Youtube?

Só não coloquei aqui na lista o Youtube, por que vai depender de cada artista. Nem todo artista quer aparecer em um vídeo (mas deve). O Youtube é tão importante quanto estar no Google Meu Negócio, mas exige uma paciência e dedicação à plataforma pra ter bons resultados. Mas é sim, uma ferramenta muito importante para divulgação dos trabalhos e do artista. Recomendo muito você criar um canal e começar a divulgar seus vídeos.


Dica

Levar em consideração o grande número de usuários em cada plataforma é bom, mas também, se for feito publicações de forma genérica o seu sucesso nas redes sociais vai ser muito baixo. O ideal é se focar em um perfil de usuários, os quais você deseja atrair para sua rede social, postando conteúdo de valor e de interesse do seu público alvo.

Tempo de retorno: Não é da noite pro dia o resultado desejado. É um trabalho de médio a longo prazo, dependendo do perfil do seu cliente. Uma maneira pra acelerar os resultados, caso não deseja esperar muito, é investir em anúncios pagos no Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads.

Gostou da dica? Deixe seu comentário e sugestão de outras ferramentas, caso conheça e saiba que dá um bom resultado.

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