História Tartaruga e Coelho

Afinal, Desenhar ou Pintar é Dom ou não?

Pergunta polêmica chegando! Confesso que estou cansado de ver nas redes sociais essa pergunta: “desenhar é dom ou não?” ou “pintar é dom ou não?”. Chega ser chato! Não sei se alguns lançam essa pergunta por que sabem que é polêmica e tentam conseguir envolvimento na publicação ou se realmente estão com dúvidas, mas o fato é que gera sim um grande número de comentários, e por este fato, não podemos ignorar e eu também vou aproveitar isso kkkk, vamos lá?

Você gosta de desenhar ou pintar?

Acredito que a pergunta correta a se fazer é: “Você gosta de desenhar ou pintar?“. Não sei se existe ou não “dom”, mas o fato é que tem pessoas que tem uma facilidade melhor pra aprender ou captar informações e passar pra um papel ou tela do que outras, mas isso não quer dizer que quem tem maior dificuldade nunca vai desenhar ou pintar.

Existem vários exemplos de grandes desenhistas e pintores que não se consideram pessoas com dom. Se pedir pra eles, vão responder que estudaram muito pra chegar no nível que estão. Mas, o ponto em comum desses grandes artistas, com ou sem facilidade é: Gostam do que fazem.

Não adianta uma pessoa ter facilidade pra desenhar e dizer que tem o dom se não tem vontade de fazer isso. Achar que tem o dom pode ser ruim, pelo fato de achar que isso é natural, acaba não estudando ou se dedicando, é como a história infantil da tartaruga e do coelho que apostaram uma corrida, no qual a tartaruga ganha pelo fato do coelho achar que nunca vai perder por que é muito mais veloz.

Oscar Schmidt sempre responde a pergunta sobre ser chamado de “mão santa” dizendo: “Minha mão não é santa, é treino!”

Ref: https://www.redetv.uol.com.br/lucianabynight/videos/todos-os-videos/oscar-schmidt-diz-como-surgiu-apelido-mao-santa-e-rejeita-esse-rotulo

É bom você pensar que você “não tem dom”, pois assim você estuda mais, se dedica mais, treina e erra, erra, erra e vai acertando. Enquanto quem acha que tem o dom acaba ficando pra trás, pois afinal, a questão não é saber se você tem o ou não o dom, mas sim, se você gosta de desenhar ou pintar. Se é isso que você quer, corre atrás, não desiste, que vai conseguir.

Afinal, Você gosta de desenhar ou pintar?

O que você acha? Deixa aí nos comentários.

2 pensou em “Afinal, Desenhar ou Pintar é Dom ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *