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Artista, já pensou em usar Inbound Marketing para vender suas obras e serviços?

Os clientes estão muito mais exigentes. Hoje o Procon tem uma lista enorme de telefones pra bloquear, regras mais duras contra spams e você possivelmente fica irritado com tanta propaganda no dia a dia.

marketing intrusivo (outbound) está sendo menos aceito, pois você recebe algo que não pediu, se deparando com propagandas sem você querer vê-las.

Com a internet, o processo de compra mudou! Agora é o consumidor quem decide o que quer ou não ver ou comprar.

Foto de Anastasia Shuraeva no Pexels

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Inbound marketing para artistas, tem o foco de ser encontrado pelo cliente, gerando conteúdo que eles querem ver. O artista deve gerar conteúdo relevante atraindo seu potencial cliente, oferecendo a ele a solução dos seus problemas.

Mas como?

O que é a metodologia Inbound?

São fases que você deve passar, desde atrair novos visitantes até fechar a venda.

Quais são as fases da Metodologia Inbound Marketing?

Atração

Atrair pessoas ao seu site, redes sociais ou blog para que elas se tornem seus visitantes.

Conversão

Você já conseguiu um grande número de visitas em seu site ou rede social, mas não conseguiu conversar com eles. Do que adianta?

É nessa fase que você transforma esse visitante em um contato (lead), em um seguidor.

Para isso, você oferece algo em troca através de ofertas, e-books, material grátis de valor, etc – Qualquer informação do interesse do visitante, e você pede em troca pelo menos seu nome e e-mail ou que te siga e ative as notificações para sempre ser informado das suas novidades.

Fechamento

Após você ter esses contatos, ter enviando e-mails de interesse deles ou postado muito conteúdo de valor para ele, como seguidor de sua rede social, e perceber que ele já está preparado para comprar seu produto ou serviço, é hora de transformá-lo em um cliente.

Encantamento

Em todas as fases você deve oferecer conteúdo que impressione esses usuários, sejam eles visitantes, contatos (leads), seguidores ou clientes.

É importante sempre encantar seus clientes e assim, eles podem promover suas obras e serviços atraindo novos visitantes.

Análise

Tudo o que você fizer em todas as fases do inbound deve ser analisado, gerando relatórios para que você consiga perceber se está conseguindo atingir sua meta ou melhorar as estratégias dentro de cada fase.

Qual a importância do Inbound para o artista plástico?

Aplicando a metodologia, você receberá vistantes interessados em suas obras ou serviço, pois você estará gerando informações que vão resolver o problema daquela pessoa que está pesquisando no Google ou nas redes sociais.

Imagine a seguinte situação:

Você criou um blog com vários artigos com dicas de decoração de paredes e sugestões de decoração para casas.

Quando uma pessoa pesquisar no Google sobre “quadros para decorar minha sala”, e seu blog tem justamente um artigo escrito sobre o assunto. Você acha que vai atraí-lo ou não?

Você começa a ser referência tanto para o seu público alvo, como o Google começa a dar mais relevância a seu site e sua marca.

Com o visitante atraído, é só aplicar a metodologia até chegar ao fechamento da venda.

Transforme esse usuário que estava pesquisando na internet sobre um assunto que você tinha escrito em um contato.

Envie informações através de e-mail para ele sobre decoração de casa com ideias de obras.

Quando este contato (lead) já está bem instruído, mostre pra ele como ele pode adquirir suas obras.

Os clientes não querem que você venda a eles. Eles querem ser instruídos

Se ele comprar sua obra, é porque você mostrou a ele o quanto ele vai ganhar com uma obra sua, pois tudo que você escreveu no blog está dentro daquilo que ele precisava. E é ele quem vai decidir se é isso que ele quer.

Este artigo é apenas para lhe apresentar a metodologia. Lembrando que, se você for aplicar, deve seguir estratégias e ferramentas que vão auxiliar a atingir suas metas de venda.

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