Mulher artista desenhando homem de chapéu

Como atrair pessoas para conhecerem você como artista e suas obras?

Todo artista, seja um que trabalhe com pintura em tela ou desenhista, se quer ser reconhecido deve fazer seu público chegar até ele. Não adianta ficar reclamando que não consegue vender suas artes ou que o mundo desvaloriza o artista e não fazer nada para se auto-divulgar ou divulgar suas obras.

Para o artista vender, tem que ter público, as pessoas devem saber que você existe e conheçam seu trabalho. Mas como fazer isso usando marketing digital?

Continue lendo
Quandro com moldura no Photoshop

Como colocar foto em um quadro com moldura para apresentar suas obras usando o Photoshop

Neste vídeo eu mostro como usar a imagem de um ambiente com parede e quadros, substituindo as imagens pelas suas fotos, para que possa apresentar suas pinturas ou desenho de uma forma mais realista para que as pessoas tenham uma visão melhor como ficaria da parede de uma ambiente seus trabalhos.

Continue lendo
Aritsta plástico pintando uma tela

Marketing Digital para Artista Plástico e Desenhista

Sim! É mais um daqueles posts que saio simplesmente escrevendo (rsrsrs), e neste, resolvi falar um pouco sobre marketing digital para artista plástico ou desenhista. Já que trabalho com isso há mais de 10 anos em diversos segmentos de empresas e como venho estudando desenho e pintura em tela nesses últimos 2 anos, percebi que conteúdo sobre marketing digital para este segmento é bem escasso na internet e resolvi compartilhar com vocês para que possam aplicar, se assim desejarem.

Mas por que um artista deve fazer Marketing Digital?

Se Caravaggio ou qualquer outro artista famoso na sua época disponibiliza-se dos recursos que hoje temos para divulgar seus trabalhos pela internet, eles não o fariam?

Continue lendo

5 Ferramentas indispensáveis para um artista plástico e desenhista divulgar seu trabalho

Sabemos da dificuldade que um artista ou desenhista tem para ser reconhecido pelo seu trabalho e esforços. Para quem está entrando nesse mercado, como eu, a dificuldade é bem maior, mas, com um pouco de força de vontade e paciência pode começar a ter bons resultados, afinal, tem que gostar muito do que faz para que outros vejam sua dedicação e valorizem ainda mais seu trabalho como artista.

Vivemos em uma época que temos muitos recursos que podemos usar de forma gratuita, basta tirar um tempo para usá-los para divulgar suas obras e descobrirem você. Afinal, se ninguém saber o que faz e quem você é, você nunca vai se destacar. Vamos lá?

Continue lendo

Minhas 8 Telas de estudo 20x30cm de Pintura a Óleo

Segue minhas primeiras telas pintadas, nunca tinha pintando antes em uma tela e através de cursos venho aprendendo muito.

Eu tinha e ainda tenho um certo “frio na barriga” antes de iniciar cada exercício, me pergunto sempre: “será que vou conseguir?”. Em cada tela pintada, um aprendizado e um ponto importante é o de perder o medo de pintar. Sempre fico feliz ao finalizar uma tela que antes achava que não conseguiria.

Continue lendo
História Tartaruga e Coelho

Afinal, Desenhar ou Pintar é Dom ou não?

Pergunta polêmica chegando! Confesso que estou cansado de ver nas redes sociais essa pergunta: “desenhar é dom ou não?” ou “pintar é dom ou não?”. Chega ser chato! Não sei se alguns lançam essa pergunta por que sabem que é polêmica e tentam conseguir envolvimento na publicação ou se realmente estão com dúvidas, mas o fato é que gera sim um grande número de comentários, e por este fato, não podemos ignorar e eu também vou aproveitar isso kkkk, vamos lá?

Continue lendo
Ambiente de trabalho de arte

Será que dá pra viver de desenhos e pintura em tela?

A pergunta que mais leio nos comentários dos blogs, Facebook e Instagram: Será que dá pra viver de desenhos?

Eu tenho o desenho como hobby, mais especificamente o desenho a lápis com grafite e estudando pintura em tela a óleo. Não me considero apto ainda a exercer e se intitular como um profissional nestas áreas.

Mas por que vou responder essa pergunta?

Continue lendo