Borrachas para fazer desenho realista feito com lápis

Seguindo a sequência sobre materiais para desenho realista, vou apresentar neste post as borrachas para fazer desenho que eu uso, entre outras disponíveis no mercado.

As borrachas são usadas no desenho realista feito com lápis de grafite, tanto para apagar linhas do esboço mas também muito utilizadas para fazer pontos e linhas de brilho e fios brancos. Como um professor meu diz: “borracha também desenha”.

Borrachas para desenho marca Staedtler

Borracha Escolar

Eu comecei usando uma borracha comum, que tinha guardado em casa, que usava pra apagar escritas a lápis. Eu cheguei a fazer um corte nela criando uma ponta mais fina. Só que geralmente são mais moles e deixam muito resíduos ao apagar.

Caneta Borracha

Para conseguir fazer “riscos” ou pontos de luz, eu descobri que os desenhistas profissionais usam geralmente essas duas borrachas, pois possuem as pontas mais finas e não soltam resíduos.

Borrachas para desenho Tombow

Mono Zero 2.3 mm

Mono 3.8 mm EH-KE

Lápis Borracha

Quando fui comprar na minha cidade uma caneta borracha, não encontrei. Vi na livraria um lápis borracha e acabei comprando pra quebrar um galho. Hoje, mesmo tendo as duas canetas borrachas citado anterior eu ainda uso o lápis borracha, mas com outro objetivo.

Quando eu “peso a mão” e preciso tirar um pouco o grafite do desenho ou melhorar a passagem de graduação eu passo esse lápis bem de leve. Isso aprendi na prática e não dispenso esse lápis.

Borracha Plastic Staedtler

Eu comprei uma dessas e gostei. Ela não deixa resíduos e desliza mais fácil. Recomendo com certeza!

Limpa Tipos

A borracha “limpa tipos” é uma borracha maleável, você pode moldar ela. Usada para correções e clarear áreas de desenho feitos com grafite, carvão ou pastel.

Muitos moldam formando uma ponta, para fazer pequenos pontos de luz pressionando o grafite.

Não deixa resíduos e deve sempre estar moldando para limpar, pois o grafite gruda na borracha.

Borracha Elétrica

Nunca utilizei, mas assisti alguns desenhistas utilizando em vídeos publicados no Youtube. Trouxe mais por curiosidade e talvez um dia eu utilize também.

Acredito que assim como as marcas de lápis e de papel, cada artista através do seu treinamento vai se adaptando mais com uma ou outra. Já ouvi desenhistas falarem mal, por exemplo, da borracha “limpa tipos’, já outros que não dispensam por nada.

Muitas técnicas de desenho se adquire treinando e cada um acaba escolhendo os materiais que consiga alcançar seus resultados almejados com o desenho. Mas quando não se sabe por onde começar, as dicas de outros artistas é importante, depois, você faz testes e decide o que quer usar.

1 pensou em “Borrachas para fazer desenho realista feito com lápis

  1. Pingback: Materiais para Desenho Realista à Lápis | J. Alievi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *