Como se organizar para aprender a desenhar sozinho

Desenho realista em grafite do Lucas B Alievi por Jair Alievi

Quando não se está fazendo um curso de desenho, pode ser difícil se organizar para aprender a desenhar sozinho. Se você tem como investir em um curso, melhor, pois ele tem uma metodologia, seguindo passo a passo, desde um rabisco até o desenho final, e ainda vai contar com um professor para tirar dúvidas.

Mas se você está nessa de aprender sozinho, assim como eu me aventurei a aprender desenho realista com lápis, não vai poder contar com um professor. Nesse caso, participe de grupos e fóruns de desenhistas, poste seus desenhos e solicite críticas e sugestões para melhorar seus desenhos.

Tem o risco de pessoas mal intencionadas “esculachar” nos comentários, mas é o risco. Você vai filtrar e pegar aquilo que faz você crescer e deixar de lado as pessoas negativas e maldosas.

E a metodologia, você pode criar a sua. Vou te passar aqui um exemplo de como eu fiz, mas você precisa adaptar ao seu objetivo.

Foque no que quer aprender a desenhar

Primeiro, escolhe um foco: O que você quer aprender a desenhar?
Eu escolhi desenho realista e hiper-realista com lápis. Mas tem outras opções, como: Animes, Cartoon, Caricaturas, Mangá, Fanart e assim vai. Veja um exemplo de como organizar um checklist:

[ ] Traços e Esboços;
[ ] Luz e sombra;
[ ] Texturas;
[ ] Partes do corpo: nariz, boca, olhos, orelhas, cabelo, mãos, pés, tecidos, etc.
[ ] Anatomia humana.
[ ] Se aventurar nos primeiros desenhos.
[ ] Desenhar além de figuras humanas, como: natureza, carros, etc.

Iniciando os Estudos

Após seu checklist montado, comece a estudar cada item buscando tutoriais na web em blogs, redes sociais (Pintrest é muito bom pra isso) e no Youtube. Pesquise por exemplo: “Como desenhar nariz realista” ou, “como desenhar nariz”, e depois, tente fazer seguindo as dicas do vídeo e outras referências.

Além de encontrar esses tutoriais, se inscreva nos canais que você gostou e habilite o sininho pra receber notificações toda vez que tiver um novo vídeo.

Eu até poderia postar aqui meus exercícios, só que muitos eu acabei jogando fora, eu era do tipo: não gostei, amassava e jogava fora. Agora vejo que fazem falta para comparar a minha evolução. Sugiro que não jogue fora seus desenhos, guarde e com o tempo pegue para comparar e se surpreender com a sua evolução.

Tire um tempo, se conseguir, todo dia, pra fazer alguma coisa. Eu sempre aprendi muita coisa sozinho, alguns me dizem que sou “autodidata”, mas aprendi muito vendo tutoriais e vídeos disponibilizados por outros artistas.

Caso você acha que não consegue se organizar e se policiar para aprender sem um professor, a melhor coisa é fazer um curso, assim, você evita o caminho das pedras.

Eu mesmo, depois que me aventurei a aprender desenho a lápis, e ainda continuo, comecei a gostar de pintura com tinta a óleo sobre tela, mas, estou inscrito em 2 cursos de pintura em tela 😀

Se você quiser aprender sozinho, espero que tenho te dado uma luz de como você pode se organizar.

Bons estudos!

Você pode gostar também

10 Comentários

    1. Eu que te agradeço Rosineide. Que bom que está gostando, isso me motiva a fazer novos artigos.
      Se tiver alguma sugestão e dúvida que gostaria de ver aqui no blog, pode sugerir, será uma honra ajudar.

  1. Excelente post, Parabéns! Até me inscrevi aqui, pra continuar recebendo seus artigos. Aproveita também e dá uma olhada no meu artigo sobre o tema, tem novidades atualizadas e muito boas por lá! Aguardo sua visita, não vai se arrepender. Abraço.

  2. Tópico excelente.
    Com base no você falou montei uma escala estudos.
    E como dica pra geral, estou utilizando um ToDo List, que nada mais é do que um aplicativo de tarefas que te informa o que tu vai ter que fazer no dia em questão. (lembrando que o app permite determinar uma data específica pra cada tópico de estudo)

    Estou fazendo assim e já to vendo resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.