Quando usamos lápis para fazer desenho realista, muitas vezes precisamos alisar partes do desenho e não deixar parecendo uma área toda riscada ou marcada de lápis, a não ser que seja necessário, nos casos de algumas texturas.

Para isso, desenhistas que trabalham com grafite há muitos anos, através de suas experiências, descobriram alguns itens que podem ajudar a “esfumaçar” ou “homogeneizar” áreas que tenha grafite.

Você pode chegar a diferentes resultados, depende da força que você aplica e o número de vezes que passa no local.

Esfuminho

É um rolo de papel prensado com uma ponta. Usado para áreas pequenas do desenho.
São fabricados em diferentes tamanhos, por exemplo, de 1 a 5, onde 1 é mais fino.

Esfuminho para desenho realista a lápis

Papel Higiênico

Pega-se um pedaço de papel higiênico, de preferência de folha dupla, faz uma dobra deixando uma ponta. Usado para espalhar o grafite em áreas maiores no desenho.

Papel higiênico para desenho realista a lápis

Cotonete

Também usado em áreas menores por ter uma ponta menor, e o material é algodão.

Cotonete para desenho realista a lápis

Pincel

Usado para espalhar o grafite mas deixando a textura criada com o lápis, não alisando totalmente. Muito usado pra tirar aquela visão de riscado e dando um resultado mais realista para o desenho. pode ser usado para pequenas ou grandes áreas, depende do tamanho do pincel. Muitos desenhistas cortam as cerdas, deixando mais curtas.

Pincel Tigre Orelha de Boi para desenho realista a lápis

O uso de cada um depende do resultado desenhado. A melhor coisa a fazer, é testar cada um, em uma área com grafite no mesmo tom e em áreas com grafite com diferente graduações que ocorra passagens de tons.

Pra finalizar, dá uma espiada nesse vídeo do artista Charles Laveso: