Lápis para desenho realista

Lápis, Lapiseira, Apontador e Estilete para Desenho Realista com grafite

Este post é pra falar mais um pouco sobre os materiais para desenho realista com lápis.
Se você não viu os posts anteriores, comece por aqui.

Lápis para desenho realista

Se o foco do seu aprendizado é o desenho com grafite, o material mais importante é o lápis de grafite. Não vou falar sobre a história do grafite ou coisas assim, vou mais direto ao ponto.

Você vai encontrar no mercado diversas marcas de lápis que os desenhistas usam, algumas são: Faber Castel, Staedtler, Cretacolor, Koh I Noor, Tombow, Derwent entre outras marcas de diferentes nacionalidades.

Cada artista se adpta a uma marca, mas pelo que percebi, os lápis mais usados são da marca Faber Castel (custo mais baixo) e Staedtler (custo mais alto).

Graduações de Lápis Grafite

É importante saber que os lápis grafite possuem graduações, que vão desde uma textura mais seca, H – HARD, até uma textura mais macia. B – BLAND ou BLACK – por ser macio e deixar mais escuro. A graduação F, é de FINE, possui um traço duro e resistente.

Graduações de lápis: 9H, 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B
Imagem do site da Faber Castel

Apontador e Estilete

Para seus lápis, a recomendação é mantê-los sempre com a ponta fina para desenhar. Você pode utilizar de um bom apontador ou estilete.

Geralmente se usa o estilete para deixar uma ponta mais longa e ajustar a espessura como desejar.

Você pode usar também lapiseiras com suas variações de pontas. Vai do gosto de cada desenhista, alguns preferem apontar um lápis para ficar com uma ponta fina, já outros acham melhor com uma lapiseira.

As opções de apontadores profissionais são diversas, desde o material e o tipo. Apontadores metálicos, de manivela, de mesa. Segue abaixo algumas imagens e vídeo:


Estilete

O estilete você encontra de diversos formatos, tamanhos e marcas, use um desde que seja de um material bom, bem afiado para apontar seu lápis.

Lapiseira

As lapiseiras seguem as mesmas graduações dos lápis, o que muda é a espessura.
As espessuras são medidas em mm, e variam de 0,3 mm até 0,9 mm. As com pontas mais finas são ideais para fazer cabelo, barba, fios.

Para encerrar, veja esse vídeo do Charles Laveso mostrando os lápis que ele usa. Charles é um dos profissionais do desenho realista que tenho como referência, assistindo seus vídeos e acompanhando seu trabalho. Além de ter um ótimo curso on-line de desenho realista.

Referências:
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_tipos_de_l%C3%A1pis
– http://www.faber-castel.com.br/54340/Curiosidades/Curiosidades/Como-a-dureza-da-mina-grafite-expressa/fcv2_index.aspx
– Imagens da internet (Google Images)

1 pensou em “Lápis, Lapiseira, Apontador e Estilete para Desenho Realista com grafite

  1. Pingback: Materiais para Desenho Realista à Lápis | J. Alievi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *