Aritsta plástico pintando uma tela

Marketing Digital para Artista Plástico e Desenhista

Sim! É mais um daqueles posts que saio simplesmente escrevendo (rsrsrs), e neste, resolvi falar um pouco sobre marketing digital para artista plástico ou desenhista. Já que trabalho com isso há mais de 10 anos em diversos segmentos de empresas e como venho estudando desenho e pintura em tela nesses últimos 2 anos, percebi que conteúdo sobre marketing digital para este segmento é bem escasso na internet e resolvi compartilhar com vocês para que possam aplicar, se assim desejarem.

Mas por que um artista deve fazer Marketing Digital?

Se Caravaggio ou qualquer outro artista famoso na sua época disponibiliza-se dos recursos que hoje temos para divulgar seus trabalhos pela internet, eles não o fariam?

Marketing Digital é um termo criado para definir as ações de marketing feitas na internet, ou seja, de forma digital, diferente de ações feitas em rádios, revistas, jornais. Marketing tem como objetivo de atender e entender o cliente satisfazendo suas necessidades, criando e planejando atividades, produtos ou serviços, assim como criar estratégias de comunicação para se relacionar e vender. Entenda que Marketing é marketing, “digital” é um dos meios utilizados pra fazer marketing.

Podemos definir então que os recursos digitais para se relacionar e vender, podem ser: sites, blog, redes sociais entre outras ferramentas digitais.

Como começar a fazer marketing digital?

Podemos dividir da seguinte forma: Atrair, Converter em Contato, Relacionar, Vender.

Atrair: Antes de vender, as pessoas devem saber quem você é. Então aqui começa sua jornada com objetivo de atrair seus futuros clientes, fazendo postagens de conteúdo para o seu público e divulgando seus trabalhos/obras em redes sociais, como: Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo.

Converter em Contato: Tendo um público, é interessante você criar uma lista de pessoas que se interessam pelo seu trabalho e seu conteúdo. Neste caso, você pode usar Email Marketing, solicitando para que seus visitantes se inscrevam em uma lista para receber conteúdos e materiais diferenciados. O processo de mudar de visitante para um contato na sua lista de e-mail é chamado de “conversão”, ou seja, converter um visitante em contato.

Exemplo: Assinatura em sua Newsletter, um conteúdo gratuito em troca do e-mail de contato ou WhatsApp e E-mail Marketing.

Relacionar: Todos nós temos nosso momento de compra, seja por que vai receber seu salário em um determinado dia,surgiu outras prioridades ou simplesmente não achou algo que lhe agradou ainda… enfim, não quer dizer que se relacionando você vai vender pra todas sua lista de contatos. É importante nesse momento você continuar enviando conteúdo (de valor) para sua lista para que, no momento de compra de um de seus contatos, ele compre sua obra ou serviço.

Vender: Você pode utilizar para venda, seu Whatsapp, enviando um link de pagamento através de intermediadores, como Pagseguro, MercadoPago, Paypal ou, pode criar uma loja virtual, como eu fiz (vide menu). Este é o momento que seu contato está pronto para comprar, está no momento de compra dele e você deve definir um processo de vendas para atender ele.

Em resumo, é isso! Existem várias formas de fazer marketing digital e você não precisa seguir conforme a ordem que listei aqui. Pode iniciar já com o processo de vendas se assim desejar.

Cada item desse, pode ser explicando mais, e se assim quiser, deixe seu comentário que irei então criar posts para cada um desses itens explicando como você pode fazer, ok?

Siga-me nas Redes sociais:
Instagram:
– Artes e estudos: @alievi.artes
– Perfil pessoal: @jairalievi
Facebook:
– Perfil pessoal: jair.alievi
– Página: alieviartes

3 pensou em “Marketing Digital para Artista Plástico e Desenhista

    1. alievi Autor do post

      Olá Pedro, devido ao meu trabalho acabo dedicando pouco tempo ao blog, mas gostaria de dar mais atenção e estou procurando uma forma de me dedicar mais a ele.
      Obrigado por me acompanhar 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *