Papel para Desenho Realista com Lápis Grafite

Este é uma sequência de posts que estou falando sobre Materiais para Desenho Realista. E hoje, vou falar sobre o papel.

Não preciso dizer o que é um papel né? Mas o que importa para nosso propósito são basicamente as características deles: Tamanho, Espessura, Tipo e Cor.

Tamanhos de papel

Os papéis são medidos em Largura X Altura (L x A) e você pode cortar do tamanho que quiser, mas existem no mercado alguns padrões, e isso é bom, pois você pode usar como um critério na cobrança do seu desenho, assim que você começar a pegar encomendas ou vendê-los.

Os padrões de tamanho são:

  • A0: 841 x 1189 mm
  • A1: 594 x 841 mm
  • A2: 420 x 594 mm
  • A3: 297 x 420 mm
  • A4: 210 x 297 mm
  • A5: 148 x 210 mm
  • A6: 105 x 148 mm
  • A7: 74 x 105 mm
  • A8: 52 x 74 mm
  • A9: 37 x 52 mm
  • A10: 26 x 37 mm
Diagrama de tamanhos de papel da série A.
Diagrama de tamanhos de papel da série A.

Gramatura e Espessura

Muitos relacionam a espessura, fina ou mais grossa do papel à gramatura. Basicamente, quanto mais pesado, maior a espessura, ou seja, um papel mais grosso.

Mas não é bem assim, vai depender muito da marca do papel, pois a unidade gramatura é o peso e a espessura é a grossura do papel. Isso quer dizer que, se você tiver papéis de duas marcas diferentes com a mesma gramatura, a espessura pode ser diferente.

Unidade da Gramatura: g/m²
Unidade da Espessura: µm (Micras)

Tipo do Papel para Desenhar

Geralmente usam um papel com uma gramatura em torno de 200g. As marcas mais famosas no meio dos artistas (profissionais) de desenho realista com grafite são os da marca Fabriano e Canson. Alguns deles são lisos e outros possuem uma textura. Os preferidos pela maioria são os que tem textura, mas com o liso também é possível grandes resultados, tudo depende da adaptação do desenhista com o material que fique confortável para conseguir o resultado desejado.
Acredito que deve-se treinar usando cada tipo e ver o qual melhor se encaixa para você. Aqui tem uma lista de papéis e suas características, no site do meu amigo Leandro Souza, da Andrarte Desenhos: https://www.andrartedesenhos.com.br/papel.

A cor de papel geralmente usada para desenho com lápis de grafite é a branca. Mas você encontra no mercado outras cores, como amarelos, avermelhados, pretos. Preto? Isso mesmo, e tem um lápis branco que você poderá usar nele, mas não é o nosso foco, por isso não vou falar sobre.

Qual papel para Aprender a Desenhar

Papel: Sulfite tamanho A4 ou caderno de desenho, estes encontrados em livrarias para uso escolar. A folha é mais fina e textura mais áspera. Mas para começar não precisa de ser um caro.

Qual papel para uso Profissional

Para uso profissional indico alguns desses do link da Andrarte. O mais queridinho dos desenhistas é o Fabriano 4L. Geralmente são mais caros, mas vale apena.

Eu já testei desenhos com o papel sulfite e estou testando o Fabriano Trident – Desenho Liso, tamanho A4. No meu portfólio você tem a descrição do tipo de papel que usei em cada desenho, assim como os materiais. Veja minha galeria de desenhos com lápis grafite.

Como estudante e aprendiz, estou testando ainda esses papéis. Como o blog é pra mostrar meu avanço, poderei assim que for testando, fazer a postagem e minha experiência com o tipo de papel que trabalhei.

Para não perder os novos posts, me acompanhe:
Instagram: @alievi.artes
Facebook: Alievi Artes

Se tiver algum sugestão ou crítica, Deixa aí nos comentários!

Referências:
– http://www.tamanhosdepapel.com/a-papel-tamanhos.htm
– https://www.printi.com.br/blog/qual-e-melhor-gramatura-de-papel-para-o-meu-impresso
– https://www.andrartedesenhos.com.br/papel

1 pensou em “Papel para Desenho Realista com Lápis Grafite

  1. Pingback: Materiais para Desenho Realista à Lápis | J. Alievi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *