Gustave Courbet - Bonjour Monsieur Courbet - Musée Fabre

Qual a diferença de desenho Realista e Hiper-realista

Uma dúvida sobre desenho realista e hiper-realista me assombrava, pelo fato de muitas vezes ver um desenho postado nas redes sociais sendo indicando das duas formas. Então eu resolvi pesquisar, afinal, existe diferença ou são a mesma coisa?

Para isso, pesquisei por partes para chegar a uma conclusão, trazendo abaixo um resumo do que li, assim como alguns links de referências para você se aprofundar mais no assunto, se assim desejar.

Desenho Realista

Vem do Realismo, um movimento artístico que surgiu na França, no final da década do século XIX, com o objetivo de retratar a realidade social com seus costumes e problemas, a vida árdua, fugindo do Romantismo. Entra nesse movimento as esculturas, pinturas, arquitetura, teatro e literatura.

Isso tirou a ideia que eu tinha antes, pois pensava que quando falava em desenho realista, era por que se desenhava pessoas, objetos, naturezas os mais reais possíveis, deixando o mais próximo da imagem real. Mas percebi que não se trata de como você desenha, mas do que você desenha.

Gustave Courbet - Bonjour Monsieur Courbet - Musée Fabre

Gustave Courbet [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

Referências:
– http://desenhosrealistas.com.br/arte-desenho-realista/
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_realismo

Desenho Hiper-Realista

o Hiper-realismo já muda um pouco em relação ao Realismo. São pinturas e esculturas que se assemelham a fotografia de alta resolução, uma sequência ou consequência do movimento Fotorrealismo. É um movimento que surgiu nos Estados Unidos e Europa por volta dos anos 68 e se popularizou a partir dos anos 70, inclusive no Brasil.

Motel Office painted mid on '80th

Guerrino Boatto [CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons

Referências:
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Hiper-realismo
– https://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/hiper-realismo-parece-fotografia-mas-nao-e-surpreenda-se.html

A grande pergunta. Vejo muitos artistas postarem desenhos como “desenho realista” mas não se encaixam nesse contexto do movimento Realismo. Não seriam desenhos hiper-realistas então?

E ai! Qual sua opinião?

Deixe seu comentário a respeito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *